Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

15 de dezembro de 2007

Interdisciplinas


Com certeza as interdisciplinas de Música, Ludicidade, Teatro, Artes Visuais estão diretas ou indiretamente ligadas a minha trajetória profissional. As reflexões tidas a partir das leituras dos textos solicitados, dos encontros presenciais, filmes, das diversas aprendizagens significativas, teorias, pesquisas desenvolvidas nestas interdisciplinas estão contribuindo e reforçando a minha compreensão para melhorar a minha prática pedagógica.
As interdisciplinas estão ajudando a mudar minha postura meu olhar, a minha ação-reflexão-ações no meu cotidiano escolar. A última aula de Artes Visuais foi muito interessante e proveitosa, passei a compreender que o produto artístico desempenha uma função mediadora, exprime idéias, traduzidas em símbolos e transformadas em ação fazendo com que cada pessoa entenda a mensagem de maneira diferenciada conforme seus referencias.
A interdisciplina de Música contribuiu para que eu pudesse fazer uma (re)leitura e compreender o que nossos alunos ouvem, cantam, (re) criam. Passamos a eles um pouco da história da música aproveitando as letras disponibilizadas na interdisciplina onde as crianças tiveram um pouco de contanto com um gênero musical que não estão acostumados a ouvir.
A interdisciplina de Teatro na educação possibilitou-me compreender a importância da expressão corporal, gestos, espontaneidade, enfim de todo envolvimento aluno X aluno, aluno X professor. Na escola “se faz teatro”, mas é necessário aperfeiçoar e qualificar nosso trabalho oferecendo condições adequadas motivações, dinamicidade, levando seu desenvolvimento e aprendizado. Pois em muitos momentos esta atividade foi desenvolvida na escola, sem motivação.
Pude perceber o quanto a Ludicidade influenciou e é importante no desenvolvimento infantil da adolescência e até mesmo do adulto.
Durante esta caminhada pude aprofundar e aprimorar minha compreensão sobre as interdisciplinas, sua importância no desenvolvimento da criança e nas demais fases da vida.

10 de dezembro de 2007

Boas Festas!!!

As atividades de música com os alunos das séries iniciais sobre a música “Boas Festas” de Valente Assis, foi incomparável, cantamos, dançamos conversamos sobre a vida do interprete e conhecemos sua história. Os alunos ouviram os CDs em outras versões. Solicitei aos alunos, com a colaboração de outra professora que realizassem paródias, desenhos, poesias sobre a música trabalhada e sobre a vida do autor Assis Valente.