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29 de novembro de 2008

Reflexão sobre as aprendizagens nas interdisciplinas do eixo V

Ao findar mais um semestre do curso de licenciatura em pedagogia na modalidade a distância da UFRGS, revendo e analisando sobre o que realizei e como consegui enfrentar os desafios propostos reconstruir os saberes estabelecendo relações entre as interdisciplinas propostas no eixo V agregando conhecimentos no processo de aprendizagens profissionais e pessoais.

Além dos textos propostos nas interdisciplinas precisei recorrer a outro autores e leituras para assimilar com mais clareza determinados conceitos, essas exigiram maior tempo de dedicação, e assim poder realizar as atividades propostas.

As interdisciplinas possibilitaram uma reflexão mais aprofundada acerca “Da Instituição Escola Pública” sob a égide legal. Através da gestão democrática chegar a escola ideal.

Rever os diferentes momentos históricos políticos, sociais e as diversas Leis da educação é de suma importância para nos situarmos no contexto atual onde vivemos numa sociedade em que são marcantes as influências legadas pelo sistema político vigente que continua nas mãos dos interesses das classes dominantes.

Ao ler o Parecer CEB nº4, e 29 de janeiro de1998 – Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental – Relatório da Conselheira Regina Alcântara de Assis III Decisão da Câmara. Este parecer versa sobre a atual LDB 9394/96 e efetivamente como deveria ser posta em prática nas instituições de ensino, me refiro aqui ao Ensino Fundamental o qual trabalhei durante a minha carreira profissional.

Ao analisar este Parecer esta diretamente relacionado com o que foi proposto nas interdisciplinas deste semestre.

Embora a Lei ofereça possibilidades para uma escola ideal, as mudanças no cotidiano escolar estão se desenvolvendo num processo muito lento passando por adaptações, assim como vê-se a necessidade dos profissionais da educação se apropriarem destes conhecimentos e mudanças para repensar sua prática educativa em sala de aula e conseqüentemente contribuir na formação de indivíduos pensantes, críticos, autônomos... e o papel da escola na construção dessa sociedade.

Na escola em que trabalhei a organização curricular se dava de forma seriada, sendo acentuada a forma tradicional de trabalho. Alguns projetos (Seminário de Teatro, dança, valorização da vida, reciclagem do lixo) desenvolvidos são construídos com certas divergências e alguns conflitos as vezes predominando a subjetividade de alguns professores. Estas atividades procuram integrar toda comunidade escolar (professores, alunos, pais, funcionários, Conselho Escolar, comunidade em geral, Igrejas, parcerias com SMEC do município de Itati e outras parcerias com municípios vizinhos). O PPP, Regimento Escolar, planos de estudo e de trabalho norteiam as atividades desenvolvidas. Alguns aspectos como avaliação dos alunos, da instituição a adequação da própria legislação devem ser revistos e debatidos para se obter melhores resultados quanto ao processo de aprendizagem dos alunos.

A escolha do diretor se processa através da eleição conforme a Lei Estadual 10.576/95 da Gestão Democrática, onde existe abertura, transparência e ética. De acordo com o contexto onde a escola esta inserida sempre se buscou a participação coletiva nas ações realizadas.

A interdisciplina psicologia da vida adulta foi de grande valia, as leituras segundo Erikson “As fases do desenvolvimento humano”, Maturana no texto “As transformações na convivência” assim como os projetos socializados fizeram-me refletir sobre o papel e a influência do professor na educação e uma observação mais profunda sobre mim.

Quanto a interdisciplina Seminário Integrador V e Projetos de Aprendizagem tivemos a oportunidade de construir o conhecimento a partir das reais necessidades nossas ou de nossos alunos usando diferentes tipos de recursos (CmapTools, entrevistas, diferentes ambientes virtuais e outros). Compartilhando de informações, interagindo com grupos de forma coletiva, fazendo uso da investigação, acompanhando, refazendo e avaliando o processo do desenvolvimento da pesquisa, da proposta retomando sempre que necessário. Esse trabalho contribuiu de forma significativa para minha formação frente as novas exigências, ao contexto educacional, cultural e social.

Consciente de que é preciso retomar o projeto revendo os dados, trabalhar em cima de argumentação e evidências será dado continuidade, conforme orientações, no próximo semestre.

“No andar se definem os novos passos e os caminhos se fazem no caminhar” (Marques: 1999, p. 179)

22 de novembro de 2008

Processo de democratização

Quando se fala em democratizar e nos elementos democratizadores da escola: Eleição de Diretor, Conselho Escolar, CPM, (aplicação dos recursos financeiros vindos da União, Estado e município e outras fontes). Há que se pensar na capacidade dos participantes desses órgãos em opinar, decidir, fiscalizar. É claro que isto também é um processo, mas não há democratização sem novas e boas idéias. Estaria nossa sociedade preparada? Ou se preparando? Democratização (com normas, regras, que ao meu ver, muitas coisas que acontecem em nossa sociedade atualmente são advindas da falta dessas normas bem compreendidas, falta de respeito e limites. “Criou-se uma concepção de que tudo pode”) se aprende, e claro é preciso que haja a participação para haver aprendizado, mas o processo é lento. Ter acesso a legislação é outro tópico a se pensar.

Por fim transcrevo aqui parte uma reflexão que fora postada na interdisciplina: “Gerir passou então a ter um significado não apenas administrativo, burocrático, mas que vai além, considerar o ser humano e o seu contexto. A democratização vem buscar o ideal de participação e a vontade de fazer uma escola melhor, abrangendo a diversidade da sociedade e seus objetivos, trazendo esta visão para dentro da realidade escolar. Porém, não podemos negar que este é um processo em construção, que já ganhou um bom espaço, mas ainda em construção. Democratizar é senão reunir opiniões para dividir dever e responsabilidades nas decisões.

Não podemos negar que a sociedade tem passado por diversas modificações e que a escola pode estar deixando a desejar. Penso que esta busca da sociedade para o cotidiano escolar venha também somar para que esta adaptação seja realmente possível.”

8 de novembro de 2008

O trabalho docente e a pedagogia

Ao ler texto “O trabalho docente a pedagogia e o ensino” de Maurice Tardif, talvez este tenha sido o autor mais realista de todos os que lemos ou talvez aquele que viu a situação mias prática. Suas idéias foram muito proveitosas para realidade e principalmente por usar exemplos do cotidiano e encarar a situação de maneira tão aberta, não depositar neste ou naquele a culpa por determinada situação, ou ainda por colocar as idéias da postura do professor em sala de aula, é que algumas vezes nos sentimos inseguros em determinadas situações e as idéias do autor me ajudaram a perceber erros e acertos e ainda refletir sobre o que é ou não “normal”.

Tardif vê a escola como um ambiente dotado de diferenças e de seres individuais. Outro tópico é a necessidade de se adequar de tentar chegar a um objetivo comum, em síntese um autor que encara as coisas sem utopia ou futurismos.

Projeto de Psicologia - Amor -

Após várias leituras a cerca do “Amor” para realização do Projeto proposto nesta interdisciplina, considerando o tema escolhido pelo grupo: “Por que a maioria das pessoas não ficam com seu ‘grande amor”?

Primeiramente dizer que o trabalho tem como objetivo definir parcialmente “um conceito cada vez mais abstrato, que envolve sentimentos, também procura compreender o que é considerado um grande amor, se realmente existe e porque a maioria das pessoas não ficam com seu ‘grande’ amor.

O amor pode ser apresentado de diversas maneiras: amor físico, amor platônico, amor materno, amor a Deus, amor a vida...E o tipo do amor que tem relação com o caráter da própria pessoa da própria pessoa e a motiva a amar.

Segundo a Psicologia tem sido objeto de estudo nas mais diversas linhas de abordagens, entre elas o de natureza romântica, muitos teóricos se questionam se há possibilidade de existir uma definição unificada par ao amor que passa a abarcar sua variedade de conceitos e representações. Nas palavras de Lázaro, talvez isso não seja possível, dado que para o autor não há dois amores iguais. Desta forma, pode se analisar o amor pelos mais variados prismas, pois, talvez em cada ser humano exista um amor diferente do outro (Lee, 1988; Amélio, 2001).

A compreensão de fatores psicológicos e sociais acerca da concepção do amor favorece não só o entendimento das dinâmicas amorosas mas pode ser uma forma de proporcionar a ampliação da qualidade e satisfação dos membros de uma díade amorosa.

“O amor” segundo a medicina (Duminil, 1985) levanta alguma questões na definição do amor como afeição melancólica. Ao identificar a causa do amor o mal não poderia mais ser chamado de melancolia. O amor parece ser um problema não curável seu único remédio encontrar-se em si mesmo.

É conseqüência de atitudes características pessoais, histórias de vidas e encontros com outro. Em sempre se apresentam e, sempre se apresentará como desejo universal de todo ser humano.

PPP e Regimento Escolar

Retomar o PPP e o Regimento Escolar é uma tarefa um pouco exaustiva, exige uma leitura detalhada e crítica dos textos que são escritos em forma de Leis.

O processo de planejamento é um tanto complexo. Porque a realidade é complexa.

O PPP é o eixo condutor do que fazer da escola, organiza o tipo de ação educativa que se quer realizar a partir da leitura da realidade.

Partindo da análise da escola que temos, suas necessidade planejar coletivamente, através da articulação e envolvimento dos diferentes segmentos (professores, pais, alunos, comunidade) o que se deseja alcançar.

A "alma" da escola se escreve nestes documentos – PPP e Regimento Escolar – um complementa o outro embasados em princípios e diretrizes para construir uma escola democrática de qualidade transformadora, levando em consideração os valores humanos, incentivando o educando a perceber-se responsável pela sua história de vida.

Estes documentos originam os planos de estudos e de trabalho do professor. Podemos conhecer a instituição educacional principalmente se temos a possibilidade de comparação com a sua realidade prática, mesmo que nem sempre é possível se equiparar a realidade.

Enfim, foi de grande valia para meu ampliar meu conhecimento prático e principalmente teórico, a retomada desses temas.